quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CONHECENDO A BIBLIA

Olá Amados de Cristo, ache esse eamil interessante, recebi de uma colega catequista, a fonte que ela tirou é  do blog universo católico, resolvi postar aqui,pois muitos não conhecemos a Biblia...



CONHECENDO A BÍBLIA
(Autoria: Luiz Tadeu Dias de Medeiros)

Definição: A palavra Bíblia significa “livro” ou “Livros”. Coleção de livros, escritos em épocas diferentes, por autores diferentes sob a inspiração direta de Deus.

Pode-se dizer ainda, que a Bíblia é um conjunto de 73 livros com vários títulos ou denominações: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Evangelhos, várias epístolas etc., os quais podem ser localizados pelo índice geral dela.
Divide-se em duas partes bem destacáveis: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Testamento é o nome que se dá à Aliança "contraída" com Abraão e "cumprida" em Jesus Cristo. Enquanto projeção da de Abraão designou-se por Antigo Testamento aos acontecimentos a ela correlatos; e, quando afins à Nova Aliança em Jesus Cristo, tomou o nome de Novo Testamento. É que um testamento "traz" disposições que devem ser "cumpridas" após a morte de um dos testadores, no caso, Abraão no Antigo e Jesus no Novo, "trazendo", para o Homem "cumprir", "disposições de última vontade", e "uma herança".

Vem geralmente dividida em capítulos e versículos. Os capítulos são especificados por números maiores colocados num começo de narrativa parcial e os versículos por algarismos menores colocados antes das frases que compõem o capítulo. Costuma-se dar títulos aos vários capítulos, ou a trechos deles, também conhecidos por "perícopes", que foram ai incorporados pretendendo facilitar a compreensão e a localização por assuntos, mas não fazem parte integrante e indestacável do contexto.

Sinônimos: Sagrada Escritura, Livro Santo, Bíblia Sagrada, Livro dos Livros.

Os livros da Bíblia contêm a história daquilo que Deus fez com o mundo e com seu povo, bem como as reflexões de homens privilegiados sobre essa atividade divina. A Sagrada Escritura não é uma coleção de verdades abstratas, mas revela uma realidade divina concreta: a ação divina na história, e como os homens dela se tornaram conscientes.

Descreve, portanto a história da salvação, mostrando como Deus a prometeu e esboçou e como começou a realizá-la, na perspectiva da sua plenitude futura. Essa salvação, que é o próprio Cristo, é prometida e "prefigurada" no Antigo Testamento, e não apenas por palavras e promessas, mas, sobretudo, pelos acontecimentos da historia, no sentido em que a Sagrada Escritura nos narra e interpreta; a eleição do antigo povo de Deus, a sua salvação e a sua ruína como nação, a sua purificação gradativa, os seus profetas, santos, heróis; o seu culto e instituições significam uma salvação, a cuja realização já dava início, mas cuja plenitude apenas anunciavam, é a salvação que Cristo trouxe e que é ele mesmo.

O Novo Testamento é em primeiro lugar a narrativa de como essa Salvação se manifestou na pessoa de Cristo, na sua missão, pregação, morte, ressurreição e glorificação, e na função de sua Igreja. Após reflete como, sob a iluminação do Espírito, cresceu a consciência do sentido da Salvação naqueles fatos. Posteriormente, fala sobre a consumação dessa Salvação que a Igreja aguarda. O Sentido da Escritura e, a história e a realização da Salvação em Cristo, em que todas as coisas são reunidas.

O Antigo Testamento é formado por 46 livros, a saber:

- Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.

- Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, Samuel I, Samuel II, Reis I, Reis II, Crônicas I, Crônicas II, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus I, Macabeus II.

- Livros Poéticos e Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico.

- Livros Proféticos: Isaias, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

O Novo Testamento é formado por 27 livros, assim dividido:

- Evangelhos (ou Livros Históricos):

Segundo São Mateus – escrito para os Judeus e quer provar que Jesus e o Filho de Deus, o Messias prometido, anunciado e esperado (JESUS – O MESTRE DA JUSTIÇA);

Segundo São Marcos - escrito para os Romanos com a finalidade de provar que Jesus e o Filho de Deus, Senhor e Soberano de toda a natureza (QUEM É JESUS?);

Segundo São Lucas - escrito para os pagãos. No seu Evangelho dá muita ênfase a universalidade da Salvação, ao perdão dos pecados, à oração, à perseverança (COM JESUS NASCE UMA NOVA HISTÓRIA);

Segundo São João - escrito para os cristãos em Antioquia ou em Éfeso. Apresenta o Cristo, Filho de Deus, sofredor e glorificado com “água viva de Vida Eterna”, “pão vivo descido do céu”, “luz do mundo”, “bom pastor”, “caminho, verdade e vida”. Diz quem é Jesus para quem crê (O CAMINHO DA VIDA).

Os três primeiros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas), são considerados “Evangelhos Sinóticos” pois apresentam uma semelhança e ordem de narração e apresentação de fatos.

- Atos dos Apóstolos (Livro Histórico) – escrito por São Lucas tem a finalidade de relatar os acontecimentos relacionados com a vida da Igreja Primitiva.

- Epístolas de São Paulo: aos Romanos, aos Coríntios I, aos Coríntios II, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, aos Tessalonicenses I, aos Tessalonicenses II, a Timóteo I, a Timóteo II, a Tito, a Filemon, aos Hebreus (autor desconhecido, mas atribuída a São Paulo); e Epistolas Católicas ou Universais: de São Tiago, de São Pedro I, de São Pedro II, de São João I, de São João II, de São João III, de São Judas – com o significado de “cartas” são mensagens que os Apóstolos escreveram para as Comunidades Cristãs com o intuito de animá-las e estimulá-las a crescerem e se desenvolverem.

- Apocalipse – palavra que significa “revelação”, foi escrito por São João. Os Apocalipses supõe, sempre, Revelação de Deus aos homens. São coisas ocultas que irão acontecer, conhecidas somente por Deus e por Ele reveladas.

POR QUÊ A BÍBLIA É IMPORTANTE?

O Evangelho – é a palavra viva de Deus que suscita nos homens uma nova vida e os congrega numa comunidade de amor, sendo, pois o Jesus Cristo presente.

Evangelização – é a manifestação da Palavra Viva de Deus. Essa Palavra Viva é Jesus Cristo atualmente presente na vida das comunidades. A Palavra Viva leva-nos diretamente ao Evangelho. O contato com sua letra é apenas um convite a um trampolim para atingir o Espírito de Vida, pois o Espírito Santo é o primeiro evangelizador e o mais profundo comentador e orientador da leitura comunitária do Evangelho como Palavra Viva.

JESUS É A PALAVRA DO PAI

Diz-se que Jesus é a PALAVRA porque manifesta ou revela o Pai, tal como Ele mesmo o diz:

"Jesus lhe disse: “Filipe, há tanto tempo estou convosco e não me conheces? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como podes dizer: mostra-nos o Pai?" (Jo 14,9).

Também Paulo e João o dizem:

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura..." (Col 1,15)";

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus" (...)

"Ninguém jamais viu a Deus.o Filho Unigênito, que está no seio do Pai, é quem o deu a conhecer." (Jo 1,1.18).

Palavra Viva – o Evangelho anunciado aos pobres (Lc 4, 16 ss) e a força da Comunidade dos Pequeninos, os depositários das promessas de Jesus (Mt 11, 25ss), é sinal de um mundo novo que está despontando em nossa história. A palavra muda a vida, a família, a comunidade, o trabalho e o bairro. Ela é fermento, e deve nos alegrar, nos unir, nos transformar e nos comprometer com o Reino de Deus. É cumprir o nosso Batismo, onde somos Sacerdote, Profeta e Rei. O próprio Cristo no Evangelho de Mateus nos diz: “Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-as a observar as coisas que vos mandei. Eu estarei convosco todos os dias, até fim do mundo” (Mt. 28, 19-20).

A Palavra de Deus – não deve ser discutida, mas proclamada e acolhida, sobretudo no grupo e na comunidade. Isto é, não se discute, nem se contesta o que se expõe, mas acolhe-se cada idéia sobre a palavra no nosso coração. Ao assimilarmos a mensagem da pregação feita pela Palavra, devemos começar a vive-la de maneira cada vez mais concreta, em especial: na maneira de conviver com os irmãos; nas celebrações comunitárias(Liturgia); e na maneira de explicar a vida comunitária na família (às crianças, e aos jovens) e aos novos convertidos.

A força transformadora da Palavra, junto a nós cristãos, deve nos tirar do comodismo, fazendo com que assumamos o nosso papel ou lugar na Igreja do Cristo Vivo, na Catequese, na Pastoral, pelo Dízimo, vivendo a solidariedade, a fraternidade e caridade no amor de Deus.

Ao abrir o livro de Deus – a Bíblia, não devemos procurar respostas para satisfazer a curiosidade, mas procurar concretamente o que Deus promete, pede e fala.

COMO LER A BÍBLIA?

a. A Bíblia é a oração mais completa que existe.

b. O verdadeiro Cristão deve ter uma, e usá-la todo dia, não como um enfeite ou amuleto, aberto no Salmo 90 e esquecida em cima de um móvel. Deve ser lida, meditada, orada e escutada. O Espírito Santo transmite a voz de Deus através das Escrituras Sagradas. Todo dia Jesus nos fala diretamente ao coração.

c. Selecione a leitura. Há várias formas de se fazer isto... Você pode seguir a sugestão da Igreja e ler as leituras selecionadas para o tempo litúrgico em que estiver (algumas Bíblias trazem essa seleção de textos em apêndice no final do volume; caso sua Bíblia não possua essa indicação, imprima as páginas das Leituras Dominicais e Semanais que disponibilizamos neste Site) ou ler a Bíblia na forma seqüencial, a partir do primeiro livro (neste caso, particularmente sugiro que se inicie pelo Novo Testamento - por ser mais dinâmico - para só depois se passar para o Antigo Testamento).

d. Leia com atenção - sem pressa e meditando - cada versículo. Não se incomode de precisar voltar a ler alguma passagem não muito clara. Releia todo o texto mais uma ou duas vezes, pois sempre acabamos percebendo algo que deixamos escapar na leitura anterior...

e. Identifique-se com os personagens em cada cena. Se estiver lendo os Evangelhos, coloque-se no lugar do sofredor Lázaro, no lugar de Mateus convidando Jesus para uma refeição...

f. Considere tudo o que Jesus fala como diretamente dirigido a você. Ao ler as epístolas, além da voz do Apóstolo e do Espírito Santo, reconheça a voz da Igreja, exortando-o a aumentar e amadurecer a fé.

Faça estudo tomando nota das passagens que mais o tocam. Neste ponto, sugere-se que se utilize o método do Pe. Jonas Abib, dividindo as citações em cinco pontos:

I. Promessas: é tudo aquilo que Deus promete àqueles que cumprem (ouvem e praticam) a Sua Palavra. São promessas em que podemos seguramente confiar. Ex.: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles" (Mt 18,20); v.tb.: Jo 1,12; Lc 11,13; Ef 6,8;

II. Ordens: são os mandamentos que devemos obedecer durante a nossa vida, onde demonstramos a nossa fidelidade a Deus. Ex.: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13,34); v.tb.: Mt 5,37; Mc 16,15; Lc 6,27-28;

III. Princípios Eternos: são as leis que regem o Reino de Deus e não devem ser confundidos com as ordens. São os segredos do funcionamento do Reino. Ex.: "Para os puros, todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes, nada é puro; até sua mente e consciência são corrompidas" (Tt 1,15); v.tb.: Lc 6,36; 18,14; 1Tm 6,7;

IV. Mensagem de Deus para Hoje: certamente Deus tem uma mensagem para você. Faça de maneira pessoal, com suas próprias palavras; e

V. Como Aplicar a Leitura na Vida

COMO APLICAR A LEITURA NA VIDA?

É a parte mais pessoal e mais concreta. Anote e coloque em prática tudo o que descobrir. É a maneira decisiva para mudar o comportamento (ser e agir) e o relacionamento com Deus -

EM RESUMO:

(como sugere Frei Ignácio Larrañaga na pedagogia das Oficinas de Oração e Vida)

a. Ler a Palavra lentamente;

b. Saboreá-la gozosamente;

c. Meditá-la cordialmente;

d. Que a Palavra seja para você:

· lâmpada: que ilumine seu caminho

· pão: que alimente sua alma

· fogo: que incendeie o fervor

· rota: que o conduza à salvação

· pulsar: que anime seu espírito

· vida: que jamais acabará

· Dedique um tempo diário para estudar e meditar a Bíblia: pode ser pela manhã, logo após acordar; ou, depois do almoço ou da janta; ou antes de dormir; ou, ainda, qualquer outro horário que se adapte ao seu tempo livre. A quantidade de tempo também pode ser livremente estabelecida: 10, 30, 60 minutos ou mais. Quanto mais tempo você tiver, melhor! Porém, divida o tempo total para as duas atividades que devem ser feitas: leitura e estudo. O ideal é dividir na ordem de 1/3 e 2/3, respectivamente. Assim, se você resolver dedicar 15 minutos diários, use 5 minutos para leitura e 10 minutos para o estudo. Após estabelecer o horário que melhor o satisfaça, cumpra-o rigorosamente, não esquecendo nem adiando nenhum dia, mesmo que se sinta cansado. Lembre-se: devemos amar a Deus sobre todas as coisas!

Se você não tiver uma Bíblia, adquira uma. Compre, entretanto, em livrarias católicas pois as versões comercializadas por livrarias evangélicas são incompletas quanto ao Antigo Testamento (faltam 7 livros e alguns trechos de Ester e Daniel). Existem Bíblias com uma linguagem mais simples (ex.: "Bíblia Ave Maria") e outras mais técnicas (ex: "Bíblia de Jerusalém"); leve aquela que esteja dentro da sua linguagem e das suas condições. Além disso, compre um caderno e também um comentário bíblico. As editoras católicas disponibilizam diversos comentários, dos mais simples aos mais completos. Folheie-os com calma e encontre um que atenda seus requisitos de linguagem e complexidade.
Adquirido o material e chegada a hora do estudo, com a Bíblia nas mãos, inicie com uma oração ao Espírito Santo, pedindo para que o ilumine. Pode ser a seguinte ou uma outra semelhante e espontânea:

"Espírito Santo: Tu inspiraste estas palavras. Ilumina a minha mente para que eu possa compreendê-las. Vem, Espírito Santo, ilumina o meu coração e o meu entendimento. Ajuda-me a reconhecer a Verdade eterna que preciso para agradar a Deus. Amém."

Selecione a leitura. Há várias formas de se fazer isto... Você pode seguir a sugestão da Igreja e ler as leituras selecionadas para o tempo litúrgico em que estiver ou ler a Bíblia na forma seqüencial, a partir do primeiro livro (neste caso, particularmente sugiro que se inicie pelo Novo Testamento - por ser mais dinâmico - para só depois se passar para o Antigo Testamento).

Leia com atenção - sem pressa e meditativamente - cada versículo. Não se incomode de precisar voltar a ler alguma passagem não muito clara. Releia todo o texto mais uma ou duas vezes, pois sempre acabamos percebendo algo que deixamos escapar na leitura anterior...
Identifique-se com os personagens em cada cena. Se estiver lendo os Evangelhos, coloque-se no lugar do sofredor Lázaro, no lugar de Mateus convidando Jesus para uma refeição... Considere tudo o que Jesus fala como diretamente dirigido a você. Ao ler as epístolas, além da voz do Apóstolo e do Espírito Santo, reconheça a voz da Igreja, exortando-o a aumentar e amadurecer a fé.

Termine a leitura também com uma oração ao Espírito Santo, como, por exemplo:
"Fala, Senhor: teu servo está te ouvindo. Aqui estou, Senhor!", ou "Senhor: aqui estamos, Tu e eu, juntos agora. Fala-me, pois eu te escuto! Amém”. Faça, então, um breve silêncio.

Inicie o estudo lendo com calma e atenção o comentário sobre o texto lido. Leia também todas as notas de rodapé existentes na sua Bíblia: elas são importantes principalmente para os pontos mais obscuros.

Prossiga o estudo tomando nota das passagens que mais o tocam. Neste ponto, sugiro que se utilize o método do Pe. Jonas Abib, dividindo as citações em cinco pontos:
1. Promessas: é tudo aquilo que Deus promete àqueles que cumprem (ouvem e praticam) a Sua Palavra. São promessas em que podemos seguramente confiar.

2. Ex.: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles" (Mt 18,20); v.tb.: Jo 1,12; Lc 11,13; Ef 6,8.

3. Ordens: são os mandamentos que devemos obedecer durante a nossa vida, onde demonstramos a nossa fidelidade a Deus. Ex.: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13,34); v.tb.: Mt 5,37; Mc 16,15; Lc 6,27-28.

4. Princípios Eternos: são as leis que regem o Reino de Deus e não devem ser confundidos com as ordens. São os segredos do funcionamento do Reino. Ex.: "Para os puros, todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes, nada é puro; até sua mente e consciência são corrompidas" (Tt 1,15); v.tb.: Lc 6,36; 18,14; 1Tm 6,7.

5. Mensagem de Deus para Hoje: certamente Deus tem uma mensagem para você. Faça de maneira pessoal, com suas próprias palavras.

6. Como Aplicar a Leitura na Vida: é a parte mais pessoal e mais concreta. Anote e coloque em prática tudo o que descobrir. É a maneira decisiva para mudar o comportamento (ser e agir) e o relacionamento com Deus.

· Para terminar o estudo, releia o comentário bíblico e as suas anotações. Observe, então, a incrível unidade que existe entre eles. Se você quiser - e é altamente recomendado! - tente relembrar a leitura do dia anterior; se possível, memorize o versículo principal, o núcleo da mensagem.

Termine o seu "dever de casa" com uma oração espontânea agradecendo a Deus pelas descobertas do dia e certo de ter aumentado a sua intimidade com Ele.
Lembre-se sempre: Não caia no erro de querer ler somente a Bíblia sem a ajuda da Igreja, achando que pode interpretá-la de forma particular. Essa tese é protestante e anti-bíblica. Foi por causa disso que o sectarismo se instalou no mundo cristão, existindo hoje mais de 20.000 denominações - todas elas com mensagens "muito particulares" e distintas umas das outras.
Regras de Ouro para ler a Bíblia:

1. Leia a Bíblia todos os dias

2. Tenha uma hora marcada para a Leitura

3. Marque a duração da Leitura

4. Escolha um bom lugar

5. Leia com lápis ou caneta na mão

6. Faça tudo em espírito de oração

REPRESENTAÇÃO DAS LEITURAS

Costuma-se representar os livros pelas duas primeiras consoantes ou uma ou duas consoantes e uma vogal de seu nome (para evitar confusão com outro), por exemplo: Gn para Gênesis; Ex para Êxodo; Cro (ou Cr) para Crônicas [para não se confundir com abreviatura de Coríntios - (Cor ou Co)] etc..

Os capítulos são representados pelo seu número seguido de vírgula:

Gn 1, - significa capítulo 1 do livro de Gênesis.

Já os versículos vêm geralmente após a vírgula do capítulo:

Gn 1,2 - significa livro de Gênesis, capítulo 1, versículo 2.

Quando se pretende representar todos os versículos a que se refere usa-se separá-los por um hífen (com o significado de = até):

Gn 1,15-20 - significa livro de Gênesis, Capítulo 1, a partir do versículo 15 até o 20.

Colocando-se um ponto após o ultimo versículo e colocando-se outro número significa que se deve saltar do versículo para o outro:

Gn 1,15-20.25-26 - significa que após o versículo 20 deve-se saltar para o 25 e ler até o 26.

Pode acontecer que um versículo se componha de várias frases, designando-se então cada uma delas por uma letra do alfabeto:

Gn 1,15-16ab - significa que a citação abrange no versículo 16 apenas as duas primeiras frases.

Ainda pode acontecer que a citação tenha após o versículo um número seguido de vírgula; nesse caso se trata de referência a capítulo:

Gn 1,15-2,4a - significa que a citação vai do versículo 15 do capítulo 1 ao versículo 4 do capítulo 2, primeira frase.

Um número seguido de vírgula corresponde a capítulo

e um número quando vem seguido de hífen, a versículo,

ou um número quando vem seguido de ponto a versículo.

4 comentários:

  1. Giseele, obrigada pela sua visita em meu bog Alfa & Ômega. Gostei muito e esperro vê-la lá mais vezes e para eu visitá-la tambémm a estou seguindo, pois só assim posso ver suas publicações. Bjbjbj!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me, meu teclado está dobrando as letras. E, na pressa não corrigi.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gisele!
    Também não tenho muito tempo para visitar e deixar comentário nos blogs toda semana, mas sempre que posso o faço.
    Obrigada pela sua visita!
    Que Deus Paizinho lhe abençoe!
    Bjão

    ResponderExcluir